Tradutor

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

AgitAção!

A atividade física não precisa ser extenuante para ser benéfica e pessoas de todas as idades obtêm benefícios ao participar regularmente de atividade física, que pode ser aplicada de forma lúdica e sem a necessidade de resultados estéticos e/ou competitivo.

Atividade física combate e previne as causa da L.E.R./D.O.R.T. (Lesão de exercício Repetitivo e Distúrbio Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Ela é uma arma contra o sedentarismo, estresse, diminui os sintomas de ansiedade e depressão, associando ao menor número de hospitalizações, visitas médicas e medicação. Também melhora a flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e resistência promovendo uma maior mobilidade e postura. Além disto, reduz a sensação de fadiga no final da jornada, contribuindo para uma melhor qualidade de vida do individuo. Outro resultado importante da atividade física é favorecer o relacionamento social e o trabalho em equipe, desenvolvendo a consciência corporal, pois as esferas psicológicas e sociais são beneficiadas.

Em geral os benefícios que a Atividade Física proporciona além de regular, reduz substancialmente o risco de morte de doença cardíaca coronária, diminui o risco de infarto, câncer de cólon, diabetes e pressão alta, ajuda a controlar o peso corporal, contribui para ossos, articulações e músculos sadios.

Para finalizar, podemos observar que ao longo dos tempos se fala em Educação Física e suas funções, hoje após muitos estudos define a Educação Física como sendo uma das áreas dos conhecimentos humana ligada à manutenção e a reabilitação da saúde do corpo e da mente, alem de ser fundamental no desenvolvimento do ser como um todo, tem sua importância no contexto psicosocial, no conhecimento corporal e suas possibilidades de ação e suas limitações, dando um impulso fundamental para se encerrar a visão higienista, de homogenia que a Educação Física sofre ao longo dos tempos, isto tudo possibilitou grandes pesquisas acadêmicas reconhecidas, congressos inter e nacionais que discutem sobre a Educação Física e suas funções, simpósios, o CREF (Conselho Regional de Educação Física ) e CELAFISCS (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul).

O Agita Sampa Servidor, promove e sugere novas recomendações referentes a pratica atividades físicas, em programa para população em nosso meio, indicam que seus benefícios poderiam ocorrer, também quando realizados de forma intervalados, ou seja, em pequenas sessões (10 – 15 minutos), pois os efeitos positivos para saúde acontecem tanto quando realizamos atividades físicas de forma ininterrupta (30 minutos), como na forma intercalado. Assim fica aberto à possibilidade de elegermos a forma que melhor se adapte ao nosso perfil, sendo uma boa alternativa para aqueles (maioria) que usam a falta de tempo como desculpa para não fazerem atividades físicas. Alem disso passa a ser uma proposta mais segura e viável para os indivíduos diabéticos, hipertensos ou em convalescença, obesos e deprimidos entre outros.

Que possamos nos remexer e agitar muito.




Publicado no Blog "Os Municipais" em 04 de dezembro de 2010.

Origens da Educação Física no Brasil

Para que se compreenda o momento atual da Educação Física é necessária considerar suas origens no contexto brasileiro.

No século passado a Educação Física era vinculada às Instituições Militares e à Classe Média, concepção da disciplina e tua finalidade eram quanto seu campo de atuação e à força de ser ensinada.

Com o passar do tempo passou assumir uma função higienista e buscando modificar os hábitos de saúde e higiene da população, pois o pensamento político e intelectual brasileiro da época tinha uma forte preocupação com a eugenia (a eugenia é uma ação que visa o melhoramento genético da raça humana), almejando a ordem e o progresso, pois seu objetivo era formar indivíduos fortes e saudáveis, que pudessem defender a pátria e seus ideais.

No inicio do século passado, com a elaboração da Constituição, é que se fez a 1ª referencia explicita à Educação Física em textos constitucionais federais... “o adestramento físico como maneira de preparar a juventude para defesa da nação e para o cumprimento dos deveres com a economia”.

Nos anos 30 tiveram ainda por características uma mudança conjuntural bastante significativa no pais, o processo de industrialização e urbanização, e o estabelecimento do Estado Novo. Nesse contexto, a Educação Física ganhou novas atribuições: fortalecer o trabalhador, melhorando sua capacidade produtiva, e desenvolver o espírito de cooperação em beneficio da coletividade.

Na década de 70 a Educação Física ganhou mais uma vez funções importantes para a manutenção da Ordem e Progresso, nesse período estreitaram-se os vínculos entre esporte e nacionalismo. Um bom exemplo é uso que se fez da campanha da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo de 70.

Nos anos 80 em diante o enfoque passou a ser o desenvolvimento motor do individuo, passando a discutir a função, relação, papel e sua dimensão política, ocorrendo uma mudança de enfoque, tanto no que dizia a respeito à natureza da área quanto no que se referia aos seus objetivos, conteúdos e pressupostos de ensino e aprendizagem, ampliou para uma visão de uma área biológica, reavaliaram-se e enfatizaram-se as dimensões psicológicas, sociais, cognitivas e afetivas do homem.

Embora contenham, hoje em dia, enfoques científicos diferenciados entre si, com pontos muitas vezes divergentes, tem em comum a busca de uma Educação Física que articule as múltiplas dimensões do ser humano.

Publicado no Blog "Os Municipais" em 18 de setembro de 2010.

Agita Sampa Servidor

O Programa Agita São Paulo foi criado para combater o sedentarismo no Município de São Paulo promovendo o nível de atividade física e o conhecimento dos benefícios de um estilo de vida ativa.

O Agita São Paulo é o resultado de um convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul — CELAFISCS, em parcerias que hoje envolvem mais de 200 instituições governamentais, não governamentais e empresas privadas.

A partir do Decreto 48.454/2007, que regulamenta a Lei 14.409/2007, que forma agentes multiplicadores nas diversas unidades da Prefeitura do Município de São Paulo, que tem por objetivo sensibilizar os servidores a participarem do programa, estimulando-os a realizarem atividades físicas regulares, visando uma melhora na qualidade de vida dos mesmos.

A Prefeitura do Município de São Paulo promove o Agita Sampa Servidor, para combater as inúmeras doenças provocadas pela falta de atividades físicas. Destinados a todos os funcionários da Prefeitura do Município de São Paulo, sem exceção, inclusive aos profissionais da Guarda Civil Metropolitana.

O objetivo é a implantação das atividades físicas nas Unidades, duas vezes por semana, com duração de no máximo 90 minutos, no inicio ou termino do expediente.

O Agita Sampa Servidor acredita que se o servidor mudar seu estilo de vida, no sentido de qualidade de vida, conseqüentemente diminuirá doenças cardiovasculares, depressão, falta de auto-estima, dentre outras. A “Ordem” serve para todos, principalmente para aqueles que não fazem exercícios. A idéia é: que pratiquemos pelo menos 30 minutos de atividades físicas por dia, pelo menos 5 dias por semana, num sistema acumulativo, podemos subir e descer escadas, dançar, jogar bola, cuidar do jardim, ou seja, qualquer atividades físicas de forma moderada, sem grandes esforços. O importante é AGITAR...


 
Publicado no Blog "Os Municipais" em 04 de setembro de 2010.