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quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Origens da Educação Física no Brasil

Para que se compreenda o momento atual da Educação Física é necessária considerar suas origens no contexto brasileiro.

No século passado a Educação Física era vinculada às Instituições Militares e à Classe Média, concepção da disciplina e tua finalidade eram quanto seu campo de atuação e à força de ser ensinada.

Com o passar do tempo passou assumir uma função higienista e buscando modificar os hábitos de saúde e higiene da população, pois o pensamento político e intelectual brasileiro da época tinha uma forte preocupação com a eugenia (a eugenia é uma ação que visa o melhoramento genético da raça humana), almejando a ordem e o progresso, pois seu objetivo era formar indivíduos fortes e saudáveis, que pudessem defender a pátria e seus ideais.

No inicio do século passado, com a elaboração da Constituição, é que se fez a 1ª referencia explicita à Educação Física em textos constitucionais federais... “o adestramento físico como maneira de preparar a juventude para defesa da nação e para o cumprimento dos deveres com a economia”.

Nos anos 30 tiveram ainda por características uma mudança conjuntural bastante significativa no pais, o processo de industrialização e urbanização, e o estabelecimento do Estado Novo. Nesse contexto, a Educação Física ganhou novas atribuições: fortalecer o trabalhador, melhorando sua capacidade produtiva, e desenvolver o espírito de cooperação em beneficio da coletividade.

Na década de 70 a Educação Física ganhou mais uma vez funções importantes para a manutenção da Ordem e Progresso, nesse período estreitaram-se os vínculos entre esporte e nacionalismo. Um bom exemplo é uso que se fez da campanha da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo de 70.

Nos anos 80 em diante o enfoque passou a ser o desenvolvimento motor do individuo, passando a discutir a função, relação, papel e sua dimensão política, ocorrendo uma mudança de enfoque, tanto no que dizia a respeito à natureza da área quanto no que se referia aos seus objetivos, conteúdos e pressupostos de ensino e aprendizagem, ampliou para uma visão de uma área biológica, reavaliaram-se e enfatizaram-se as dimensões psicológicas, sociais, cognitivas e afetivas do homem.

Embora contenham, hoje em dia, enfoques científicos diferenciados entre si, com pontos muitas vezes divergentes, tem em comum a busca de uma Educação Física que articule as múltiplas dimensões do ser humano.

Publicado no Blog "Os Municipais" em 18 de setembro de 2010.